-
Arquitetos: A.P.Pars Architects & Associates
- Área: 686 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Masoud Badiee
-
Fabricantes: Knauf
Descrição enviada pela equipe de projeto. A torre foi projetada para abrigar o escritório de Engenheiros Consultores da Aryan Pajoohan Pars. A textura urbana das imediações da construção é formada por edifícios residenciais. A implantação do projeto próximo ao edifício residencial cria uma mentalidade improvável para os vizinhos em termos do número de visitantes, bem como a organização dos pavimentos superiores.
Consequentemente, foi necessário projetar o edifício de tal forma que ele fosse bem-sucedido, de modo a reduzir as questões de privacidade e confidencialidade. Por outro lado, a necessidade da luz natural e das aberturas foi muito importante no projeto. Devido à configuração do lote, comprido e estreito, apenas a face leste e oeste seriam vantajosas, porém sem uma boa iluminação. Portanto, a fachada foi proposta para filtrar a luz perturbadora destas faces.
O uso de uma malha de tijolos foi a solução para preservar os valores da arquitetura tradicional usando uma geometria paramétrica inovadora. A geometria da fachada do edifício, bem como a utilização dos tons turquesa e azul no início e no final dos tijolos, tornaram a fachada do edifício indiferente às pessoas que por ela passam e, ao mesmo tempo, se deslocam do norte a sul. Isso sugere uma ocorrência dinâmica, aplicada em um diagrama de algoritmo binário para visualização principal.
A qualidade dinâmica no projeto foi alcançada através do desenho flexível das conchas externas para controlar a luz e a visibilidade. Externamente para o público, a casca criou uma variedade de formas na fachada norte do edifício, que se formam tanto dentro quanto fora do projeto, transformando-o em uma plataforma de contato com a cidade.